ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Além das belas praias, o Litoral Norte da Bahia também tem banhos de lagoas

Além das belas praias, o Litoral Norte da Bahia também tem banhos de lagoas

Publicado em: 04/05/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Uma combinação perfeita. De um lado 12 quilômetros de praia, com muitos, com muitos recifes, próprios para a atividade esportiva de mergulho, cercado por vasto coqueiral e vestígios da Mata Atlântica e praticamente ensolarado durante todo o ano. Uma infraestrutura hoteleira dentre as melhores do país. E na outra vertente, lagoas, ideais para passeios de barco e atividades de lazer, próximas às praias.

O litoral do município de Mata de São João, a pouco mais de 80 quilômetros de Salvador, pela Estrada do Coco/Linha Verde, reserva além da exuberância de Praia do Forte, um dos principais berçários das tartarugas marinhas, reserva outras surpresas, do lado esquerdo sentido Aracaju, da Linha verde: as lagoas, de águas mansas e limpas, que vêm se transformando em alternativa agradável de turismo e lazer da região. Aruá, Jauara e Timeantube, localizadas a poucos quilômetros de Praia do Forte.

Nas áreas de lagoas, a infraestrutura de serviços é ainda rústica, mas confortável para quem quer fugir um pouco do estereótipo do conforto nas viagens de turismo, mas quer aproveitar ao máximo as belezas da natureza.

Lagoa Timeantube – Tem acesso por carro, e a mais próxima de Praia do Forte. O nome é de origem africana, significando “rio de águas negras”. Não é à toa que as águas são escuras, características de muitos cursos de água próximos às dunas de areia do litoral, mas limpas, com um cenário que causa admiração aos visitantes, que praticam o ecoturismo. Canoagem e mesmo fazer trilhas a pé ou de bicicleta. O local possui uma rica fauna de aves, como os beija-flores, corujas, martins-pescadores, bem-te-vis, papagaios do mangue, jaçanãs e outras espécies.

Lagoa Aruá – Está a cerca de cinco quilômetros da Praia do Forte. No seu entorno existe uma farta vegetação com árvores de porte médio, característico da Mata Atlântica preservada e rica em fauna e flora local. Há também uma boa infraestrutura de serviços para os visitantes, como restaurantes que oferecem um cardápio com pratos compostos por peixes, mariscos e camarão.

Para quem quer curtir um bom passeio e praticar esportes mais radicais, e mesmo o Stand Up Paddle e caiaque, o local oferece boas condições. Dá mesma forma para quem vai com a família e crianças, pode-se usar o pedalinho. E em térrea, usar o quadriciculo ou moto em trilhas com boa sinalização nas águas tranquilas da lagoa.

Lagoa Jauara – Mais perto, a três quilômetros da Vila de Imbassay e a oito quilômetros da Praia do Forte, essa área é ideal para quem quer descansar e curtir a natureza. As águas são transparentes com cor de ferrugem. Além de ser própria para banho, ela também é favorável à prática do mergulho e possui um cenário incrível que une a areia branca com o verde da vegetação predominantemente composta por restinga. Entre o mar e a lagoa, há uma faixa de coqueiros que formam uma espécie de barreira natural. O local possui barraquinhas que servem cerveja gelada e tira-gostos variados, como caranguejos, lambretas, peixe frito e bolinho de peixe, característico da região.

Compartilhar: